em Tutorial

Configurando um servidor local com AMPPS

Vamos conhecer o AMPPS. MAMP é a aplicação mais popular no OSX para executar servidores locais(Apache e MySQL); para  os usuários Windows, tem o WAMP ou XAMPP que são as opções mais utilizadas. Estas 3 aplicações são suficientes para trabalhar. Mas há uma outra ferramenta que pode fazer o trabalho de um desenvolvedor mais rápido e eficiente.

Recentemente pesquisando na internet, a procura de um ambiente para desenvolvimento local me deparei com um aplicativo chamado AMPPS. É um “software pack” de fácil instalação e com vários, ele faz mais do que apenas executar um servidor local. Se você está atualmente procurando um aplicativo alternativo, vamos verificar o que AMPPS tem para oferecer, e ver como implantar um site em um computador local com ele.

AMPPS

Descrição no site “AMPPS is an easy to install software stack of Apache, Mysql, PHP, Perl, Python and Softaculous auto-installer that can be used on Desktops and office servers.”

Iniciando

Similar as 3 aplicações mencionadas acima, AMPPS é um pacote com Apache, MySQL e phpMyAdmin que usamos para desenvolver localmente no computador baseados em PHP. Além disso, o AMPPS também inclui MongoDB, Python, e RockMongo para atender às necessidades mais amplas da tecnologia e preferências, vem também com Softaculous que nos permite instalar aplicativos web de forma mais rápida com um auto-installer. Com ele, também podemos criar nomes de domínio para os sites que criamos, em vez de usar o nome padrão localhost.

Instalando AMPPS

AMPPS é um aplicativo gratuito e está disponível para Windows e OSX. Faça o download aqui e siga as instruções de instalação de acordo com seu sistema operacional. Execute-o, em seguida, abra o AMPPS administrador. Certifique-se de que o Apache e MySQL foram iniciados.

apache-mysql

Em seguida, abra o navegador e digite o endereço http://localhost/ampps Esta é a página onde as gerencias os recursos como instalação de aplicativos, a criação de senha para AMPPS, criando banco de dados, bem como a gestão de nomes de domínio.

ammps-admin

Usando AAMPS

No lado esquerdo, como mostrado na imagem acima, você pode ver que há várias categorias de apps que vão desde Blogging, CMS, E-Commerce para aplicativos educacionais. Antes de prosseguir, é preciso criar um nome de domínio para ele.

Conclusão

Como você pode ver o AMPPS vem com um gerenciador de domínio, e uma ferramenta de auto-installer com centenas de aplicações web. Além disso, há literalmente um monte de recursos livres, que nós ainda não exploramos. Por comparação, acho AMPPS poderia realmente ser uma alternativa melhor para MAMP, WAMP, e XAMPP.

Referências:
http://www.ampps.com/

Esse post foi extraído e adaptado do post em inglês http://www.hongkiat.com/blog/ampps-server/